quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aliança pela Vida em apoio a dependentes químicos. paga auxílio mensal de R$ 900,00 por paciente em unidades credenciadas


O Programa Aliança pela Vida, do Governo de Minas, contemplou o município de Sete Lagoas com o cartão-auxílio financeiro temporário de R$ 900,00/mês para o custeio das despesas de internação voluntária do usuário de drogas. As inscrições já podem ser feitas na Sumad (Rua Nelson Dias dos Santos, 50 – Bairro São Cristóvão – Fones 3773-5598/3776-5062), mas devem obedecer a alguns critérios. As entidades especializadas e comunidades terapêuticas deverão estar credenciadas junto a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social. Além disso, a internação deverá ser indicada por um médico, através de laudo clínico.
Lançado recentemente pelo governador Anastasia como um forte aliado junto à política de enfrentamento às drogas, o projeto será coordenado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e Superintendência Anti Drogas (Sumad). A superintendente da Sumad, Elizete Saraiva, destacou o trabalho da Secretaria de Assistência Social/Sumad nas ações de enfrentamento ao uso indevido de álcool e outras drogas.
Na sua avaliação, o fato de Sete Lagoas estar hoje incluída no Cartão Aliança pela Vida, sendo uma das poucas cidades a contar com o benefício, é graças ao trabalho sistemático desenvolvido nos últimos anos. Criada em 2005 e instalada em 2008 no município, a Sumad, destaca Elizete Saraiva, tomou um maior impulso a partir do envolvimento da Administração Um Novo Tempo.
O cartão deverá ser utilizado exclusivamente para o custeio de despesas relacionadas ao tratamento, a exemplo do pagamento de transporte para familiares visitarem o dependente químico em clínicas. Incluído no Programa Rede Complementar de Suporte Social e Atenção ao Usuário de Drogas, atenderá a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos. O auxílio inclui o custo do transporte para a visita de familiares, correspondente a 10% do total concedido.
O dinheiro será recebido por transação eletrônica e o auxílio é concedido por um período de até nove meses consecutivos. Após esse prazo, o beneficiário só poderá ter a concessão, a partir de dois anos, comprovada uma nova internação. Nos casos de abandono do tratamento, o benefício será suspenso por 30 dias e sua retomada dependerá da justificativa apresentada aos gestores do programa.

FONTE: site da prefeitura de Sete Lagoas/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário