segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Disque Educação e Fale Conosco propiciam maior interlocução entre a Secretaria e comunidade escolar.


Para facilitar cada vez mais a interlocução entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a comunidade escolar, a Secretaria mantém seus canais de comunicação abertos ao público mesmo no período de férias escolares. Os interessados podem dar sugestões, fazer reclamações e críticas ou tirar dúvidas tanto pelo telefone, quanto pela internet. Um dos canais disponíveis é o ‘Disque Educação’, que existe há mais de oito anos e pode ser acessado pelo telefone 0800 9701212. Já o ‘Fale Conosco’ pode ser acessado pela internet, por meio do site da Secretaria de Estado de Educação.
Em 2011, foram feitos 1.965 atendimentos pelo Disque Educação. Foto: Geanine Nogueira
Pelo ‘Disque Educação’, o interessado pode registrar sua sugestão, dúvida ou crítica, que geralmente são relacionadas às escolas. Ele recebe um número de protocolo por meio do qual pode acompanhar a apuração do caso registrado. Em 2011, esse canal fez 1.965 atendimentos. Quando a ocorrência se trata de alguma reclamação em relação a uma escola estadual, o interessado pode fazer o registro da ocorrência de forma anônima. O caso é encaminhado para as inspetoras das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), que são as responsáveis por apurar as informações. “Elas fazem a investigação in loco e assim que o assunto é resolvido as inspetoras nos encaminham um relatório conclusivo. Caso o solicitante deseje, esse relatório é enviado para ele por e-mail”, explica a coordenadora do ‘Disque Educação’, Roseli Rodrigues.
Segundo Roseli, existem muitos solicitantes que quando vêm que o problema já foi resolvido não voltam a ligar. Mas os que ligam devem apresentar o número do protocolo e um e-mail para que as respostas sejam enviadas. As respostas não são lidas por telefone.
Já no ‘Fale Conosco’ o solicitante deve preencher alguns dados, como CPF, e-mail e nome. Ao registrar a dúvida ele recebe o número do protocolo. Esse número também é enviado por e-mail junto com a confirmação do registro da mensagem. “Com o número do protocolo e CPF o solicitante pode consultar o andamento da solicitação. Geralmente, as dúvidas são respondidas no prazo de dois dias. Quando é necessária uma maior apuração da informação esse prazo pode ser maior”, ressalta Roseli Rodrigues. As respostas chegam no e-mail do solicitante.
Equipe do Disque Educação e do Fale Conosco é composta por três pessoas. Foto Geanine Nogueira
As mensagens recebidas pelo ‘Fale Conosco’ são triadas e encaminhadas para o setor responsável, que pode ser uma diretoria ou superintendência do órgão central, ou para as Superintendências Regionais de Ensino.
A equipe que trabalha no setor responsável pelo ‘Fale Conosco’ e pelo ‘Disque Educação’ é composto por três atendentes. O setor é de responsabilidade da Subsecretaria de Informações e Tecnologias Educacionais.

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